Pneu recauchutado para a frota? Entenda quando usar

Conheça o pneu recauchutado e como ele pode ser um benefício para a sua gestão de frotas — se passar por um processo de qualidade.
Processo do pneu recauchutado.

O pneu recauchutado é um tipo de pneu que passou por um processo de reforma, chamado recauchutagem.

Nesse processo, os pneus desgastados ganham uma nova vida, através do reaproveitamento da carcaça e incorporação de uma nova borracha de piso.

De modo geral, essa é uma prática que desperta curiosidade e, por vezes, questionamentos sobre sua segurança e eficácia. 

Diante das inúmeras opções de pneus disponíveis no mercado, entender o que faz do pneu recauchutado uma opção viável e em que medida ele se compara aos pneus novos é fundamental — principalmente na gestão de frotas.

Confira a seguir:

O que é um pneu recauchutado?

O pneu recauchutado é um pneu usado e que foi reformado, passando pelo processo de recauchutagem. 

Nesse processo, os pneus que já atingiram o limite de desgaste da banda de rodagem, mas cuja estrutura interna – conhecida como carcaça – ainda se mantém em boas condições, são selecionados para serem renovados.

A superfície desgastada é removida e uma nova banda de rodagem é aplicada, passando por um processo de vulcanização que adere firmemente este novo material à carcaça. 

O pneu recauchutado é geralmente usado em veículos pesados, sendo uma maneira de prolongar a vida útil do ativo e reduzir os custos operacionais, visto que pneus novos de caminhão são mais caros.

Além disso, também pode ser considerada uma prática que contribui para a sustentabilidade no transporte, pois reduz o descarte e a necessidade de produzir pneus completamente novos. 

Isso, desde que o processo seja feito com qualidade e forneça a segurança e garantia de eficiência dos pneus.

É seguro usar pneu recauchutado?

Quando realizada corretamente, a recauchutagem é um processo seguro que não compromete a integridade estrutural do pneu. 

Os pneus recauchutados são submetidos a testes que seguem padrões de segurança determinados por órgãos reguladores, como o INMETRO, assegurando que atendem aos critérios pré estabelecidos antes de serem reintroduzidos ao mercado.

Para garantir a segurança dos pneus recauchutados, é essencial que a recauchutagem seja feita por profissionais qualificados e que a carcaça do pneu esteja em condições adequadas para a reforma.

Além disso, o uso adequado e a manutenção regular são fundamentais para garantir a segurança contínua dos pneus recauchutados.

Qual a diferença de pneus recauchutados e remoldados?

A diferença entre pneus recauchutados e remoldados reside no processo de renovação ao qual cada tipo é submetido. 

Os pneus recauchutados recebem uma nova banda de rodagem, que é o ponto de contato do pneu com a estrada, aplicada sobre a carcaça original, que permaneceu em boas condições. 

Por outro lado, os pneus remoldados passam por um processo mais abrangente, onde não apenas a banda de rodagem é substituída, mas também toda a superfície externa do pneu é refeita, dando ao pneu uma aparência de novo.

Comparação entre pneus novos e recauchutados

Comparando pneus recauchutados com pneus novos, a diferença mais clara é a origem: pneus novos são recém-fabricados, enquanto os recauchutados são pneus que foram utilizados e reformados.

Em termos de desempenho de pneus, os modelos novos oferecem maior garantia de materiais e estrutura zerados, sem histórico de desgaste ou reparos. 

Pneus recauchutados, quando produzidos por um fabricante de confiança e de acordo com as normas, podem se equiparar aos novos em muitos aspectos, embora possam ter uma expectativa de vida útil ligeiramente reduzida em comparação aos novos. 

Qual a vida útil de um pneu recauchutado?

A durabilidade dos pneus recauchutados pode variar com base em fatores como: qualidade do processo de recauchutagem, as condições da carcaça original, e o padrão de uso do ativo após a reforma.

Em geral, um pneu recauchutado de alta qualidade pode oferecer cerca de 75% da vida útil de um pneu novo. 

Isso significa que, se um pneu novo tem uma expectativa média de uso de 80 mil quilômetros, um pneu recauchutado poderia, em condições ideais e com manutenção adequada, alcançar aproximadamente 60 mil quilômetros.

Quais as vantagens dos pneus recauchutados?

Os pneus recauchutados oferecem algumas vantagens que os tornam uma opção atraente para a gestão eficiente de frotas, sendo as principais:

  • Economia de custos: pneus recauchutados são mais acessíveis que os novos, proporcionando economia direta na aquisição.
  • Impacto ambiental reduzido: a reutilização da carcaça dos pneus diminui o descarte de resíduos e economiza recursos necessários para fabricar pneus novos.
  • Retorno Sobre Investimento (ROI do pneu): o ciclo de vida prolongado dos pneus recauchutados maximiza o valor obtido do investimento inicial no ativo.

Quais os custos de pneus recauchutados?

Os pneus recauchutados podem custar, em média, 20% a menos do que os pneus novos, mas podem chegar até 50% do valor de um pneu novo de caminhão, dependendo da região.

Contudo, é importante considerar não apenas o custo inicial, mas também o custo por quilômetro rodado desse tipo de pneu e o tempo de vida útil que ele possui. 

Isso porque o pneu recauchutado frequentemente possui uma durabilidade menor que o pneu novo, então é preciso entender se esse investimento está valendo a pena e se está gerando, de fato, economias à sua gestão.

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Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

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